quinta-feira, 12 de março de 2015

1 MOTIVO PARA ODIAR E 3 PARA AMAR O SENHOR DOS ANÉIS

Por Rafael Souzza

Que o Universo Tolkieniano é um sucesso desde seu surgimento não resta dúvidas. No entanto tem muita gente que chega a ter ansia só de ouvir falar em elfos, hobbits, orcs e etc...

Fica a pergunta: Por quê?

Se você já tentou fervorosamente convencer sua namorada alguém a gostar de Frodo e sua turma, ou mesmo de Bilbo e os sete  treze anões deve ter ficado um tanto quanto decepcionado ao ver que suas perícias em persuasão  não são boas como esperava. Aqui vai um duelo com fatos a serem, de certo modo, admitidos. E outros que garantem a sua vitória.

EMBROMATION (1 x 0)

Imagine que você está super ansioso para ver aquele personagem chegar logo em determinado lugar e quebrar o pau. Ou então que está vibrando de expectativas para aquela batalha lendária entre exércitos colossais...

Porém, ao invés de entregar logo os pontos, o escritor fica falando das minucias que acontecem no caminho, desde as musiquinhas cantadas na taverna, ou as plantas que havia no caminho. E ao invés de narrar a batalha de uma vez, ele fica descrevendo toda a região da batalha, desde os montes mais distantes até a posição do sol.

Se você estiver acostumado com livros de linguagem direta e filmes blockbusters, a revolta surgirá em seu coração, assim como o sono e o tédio.

"A gente já chegou?"



PAI DE TODOS (1 x 1)

Uma das coisas que mais chamam atenção da obra de Tolkien é como inspirou tantos outros escritores, desenhistas, jogos e até a música. Você pode até não gostar do Universo Tolkieniano, mas dificilmente não vai gostar de nada que tenha se inspirado direta ou indiretamente na Terra-Média.

MENSAGEM (1 x 2)

As histórias de Tolkien giram em torno do poder e do desejo incansável de possuí-lo. Sem deixar de lado, é claro, as consequências da ambição e individualidade. Nos mostra também a importância da perseverança e humildade. Além disso, é cheio de frases marcantes como "Tudo o que temos de decidir o que fazer com o tempo que nos é dado" e "Se mais pessoas valorizassem o lar mais do que o ouro, o mundo seria um lugar melhor".

ESCRITA ENVOLVENTE (1 x 3)

O Senhor dos Anéis é uma obra gigantesca e cansativa graças a sua complexidade e vocabulário extenso (o mesmo não é válido para O Hobbit, que é bem mais dinâmico e simples). Mesmo assim, a descrição dos acontecimento é envolvente e atrativa.

Ainda me lembro quando li uma cena não presente nos filmes. Um duelo de magia de persuasão de Saruman contra Gandalf. Saruman estava conseguindo, após sua derrota, convencer o rei de Rohan e seus soldados a liberta-lo e firmarem uma aliança. O bicho é tão liso, mas tão liso que até eu como leitor fiquei balançado e dei razão para ele, como se a magia também tivesse me envolvido. Mas então, Gandalf liberta-nos com palavras de sabedoria profunda, quebrando assim o encantamento. Ainda não tive a oportunidade de agradece-lo.

É claro que isso é só um exemplo, no entanto, serve para demonstrar a habilidade monstruosa do autor da obra mais conceituada da Inglaterra.



Bem, acho que é isso! Tenho certeza que existem mais pontos a favor, mas acho que 3 já está mais do que o suficiente. Até mais!



Nenhum comentário :

Postar um comentário