quarta-feira, 27 de maio de 2015

As Pessoas mais Importantes do Mundo que Nunca Nem Existiram


Eles nunca existiram na vida real e algumas de suas histórias se passaram há centenas de anos. Mesmo assim, eles influenciam nosso comportamento até hoje. Considerados verdadeiras lendas, alguns personagens da televisão, da mitologia, do cinema e também da literatura deixam grandes marcos em nossa história. Quem não se lembra de personagens como Dom Casmurro ou Harry Potter?


Na segurança de nosso lares, e junto com eles, desfrutamos dos perigos e das aventuras, dos amores e desamores de pessoas que nunca saíram do plano da imaginação. E a influência que exercem sobre nós transcende o universo criativo, afinal, no mundo real, tentamos repetir suas conquistas e não cometer os seus erros-- ninguém há de negar que a ficção e realidade caminham lado a lado :P

Diante da importância dessas personalidades em nossas vidas, o trio de escritores norte-americano Dan Karlan, Allan Lazar e Jeremy Salter decidiram criar um livro chamado: As Pessoas mais Importantes do Mundo que Nunca Viveram (The t People Who Never Lived), com um ranking dos 101 personagens de ficção mais influentes da história. No primeiro lugar do ranking está o caubói de Marlboro- que por acaso eu não sei quem é- Mas pesquisando, descobri que ele tornou-se mundialmente conhecido em propagandas da marca de cigarro entre as décadas de 50 e 90. Outro personagem marcante em todo o mundo é Sant Claus, o Papai Noel, que recebe a quarta posição do ranking.

E não para por aí. Quando o tema são as personalidades literárias mais influentes da história, a lista torna-se ainda maior. Diariamente, somos informados sobre as novas conquistas das pessoas mais relevantes da sociedade. Os mais ricos, os mais inteligentes e os pioneiros do mundo parecem influenciar tudo o que acontece. Contudo, algumas das pessoas mais influentes do mundo nunca existiram. Como são personagens, parece muito fácil criar afeição por elas .Vejamos alguns casos:




Harry Potter <3: E não houve fenômeno literário parecido nos últimos 100 anos. Harry Potter fez crianças e adultos sonharem com
um mundo mágico, onde muitos dos seus episódios descritos já ganharam contornos reais na nossa sociedade. Hoje temos Quadribol, cerveja amanteigada ou varinhas mágicas, tudo objetos que vieram diretamente do mundo do pequeno mágico.





Sherlock Holmes: A maneira como pensamos sobre detetives hoje em dia foi influenciada por esta personagem. Sherlock Holmes define o que é um detetive contemporâneo e a sua imagem, equipado com lupa, luvas e um pequeno chapéu, ainda se mantém hoje em dia.




Robin Hood: Apesar do debate inconclusivo sobre a existência de Robin Hood, há algumas provas que a sustentam. Independentemente dessa discussão, a sua história mantém-se viva e inspira a sociedade moderna. Continuamos a aguardar a chegada de um herói que ajude quem precisa.




Barbie: É de plástico e é a melhor amiga das meninas na infância. A Barbie, para além de ter dado corpo a muitas histórias e brincadeiras, tem servido como modelo a seguir. Quem brinca com ela, quer ser parecida com a boneca quando crescer: bonita, cuidada, bem-sucedida. O poder que a boneca tem sobre nós é inegável.




Papai Noel: Outra personagem da nossa infância é o Pai Natal. Quando somos crianças acreditamos que as nossas ações influenciam a possibilidade de esta personagem encantada nos trazer prendas e fazemos de tudo para as merecer. Já os pais aproveitam a figura para garantir que os seus filhos se portam bem nesta época do ano. Acreditando-se ou não, o seu poder é incrível.




Rei Artur: Tal como Robin Hood, há muitos argumentos que defendem que o Rei Artur existiu apenas como lenda. Seja como for, o monarca tornou-se uma das figuras mais populares quando falamos de realeza. Lutar contra as forças do mal com uma espada mágica deu-lhe o estatuto de herói lendário.


Hamlet, a história de Shakespeare; o rato da Walt Disney Mickey Mouse; o aventureiro Robinson Crusoé; o espanhol Dom Quixote; a figura da publicidade The Marlboro Man; a feminista Rosie the Riveter; o casal Romeu e Julieta; a princesa Cinderela; o ancestral rei Midas; o eterno filme Citizen Kane ou o Godzilla; o eterno agente secreto James Bond ou assustador conde Drácula. Todas estas personagens influenciaram a sociedade, mas, na verdade, nunca existiram.

A edição brasileira da obra norte-americana, As Pessoas mais Importantes do Mundo que Nunca Viveram publicada pela editora Campus, ganhou novos personagens influentes no país, como Odete Roitman, Emília do Sítio do Pica Pau Amarelo, Turma da Mônica, Dom Casmurro, dentre outros.

Confiram o Ranking completo aqui!

Se tiverem sugestões de outros personagens que marcaram sua vida, ou que te influenciaram de alguma maneira, comente aqui ^^ Gostaríamos de saber.

Espero que tenham gostado :P

Bye Bye

Nenhum comentário :

Postar um comentário